Só a simples resistência do ar corresponde a 80% do gasto energético de um ciclista a velocidades acima dos 30 Km/h, mas com vento a força que um ciclista tem de fazer para manter a velocidade aumenta proporcionalmente com o quadrado da velocidade do vento. Teremos então de nos posicionar de maneira mais aerodinâmica possível.
Saiba então como economizar energia a pedalar em dias de vento.
Vamos então às dicas:
1 – Um dos factores mais importantes para aliviar a resistência do vento é a posição do ciclista. Estudos em túneis de vento mostraram que a posição mais aerodinâmica de um ciclista é segurar na parte de cima do guiador na zona central, e colocar os braços num angulo de 90 graus com o tronco o mais baixo possível. Esta também é conhecida por posição de Obree, em referência ao ciclista Graeme Obree, “o escocês voador”, que quebrou o recorde mundial de velocidade por hora duas vezes com ajuda das suas posições originais nas suas bicicletas adaptadas
2 – Se estiver a pedalar em grupo, vão trocando de forma rápida com os seus companheiros, isto é, quem está na frente deve ficar poucos segundos exposto ao vento.
3 – Em ventos cruzados, para ficar no vácuo, não deve ficar exactamente atrás do ciclista que está na sua frente, mas ligeiramente para o lado oposto que vem o vento. Por exemplo, se o vento estiver vindo da esquerda, fique na diagonal direita do ciclista da frente.~
4 – Os ventos cruzados podem causar acidentes. É preciso atenção dobrada e melhor controlo de direcção pois pode tocar noutros ciclistas.
5- Procure vestir roupas mais apertadas para diminuir a resistência ao vento.
6 – Procure escolher o percurso no início do treino com vento contra, para depois poder voltar com o vento a favor e assim não haver os tais empenos.
Constança Camilo-Alves
Artigos consultados
Pugh LGCE (1970) Oxygen intake in track and treadmill running with observations on the effect of air resistance. J Physiol 207: 823–835
Grappe, F., Candau, R., Belli, A., & Rouillon, J. D. (1997). Aerodynamic drag in field cycling with special reference to the Obree's position. Ergonomics, 40(12), 1299-1311.
KYLE, C. R. (1979). Reduction of wind resistance and power output of racing cyclists and runners travelling in groups. Ergonomics, 22(4), 387-397.
Barry, N., Sheridan, J., Burton, D., & Brown, N. A. (2014). The effect of spatial position on the aerodynamic interactions between cyclists. Procedia Engineering, 72, 774-779.
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