14 de fevereiro de 2014

Afinar a suspensão 1



As suspensões trazem de fábrica uma tabela para serem reguladas para melhor performance consoante o seu peso pessoal. No entanto, mesmo após todos os ajustes referidos, a suspensão pode encontrar-se demasiado mole para competir, ou demasiado dura e desconfortável para passear.
Como é que se resolve este problema?

Há um tipo de afinação muito simples, e até é mais eficaz do que as tabelas de fábrica, ficando totalmente personalizada para o seu tipo de posição e geometria da bicicleta.
Esta afinação é há muito conhecida e chama-se S.A.G.( Suspension Adjustments Gap)
O S.A.G. é aquela medida de afundamento que a suspensão sofre só por se sentar na bicicleta na sua posição normal.

Como se calcula?
Use uma bomba própria para suspensões. Coloque uma abraçadeira junto ao vedante da suspensão (algumas suspensões trazem um o-ring para facilitar esta medição). Sente-se na bicicleta na posição normal e saia sem fazer movimentos bruscos para não ter medidas erradas. Faça a medição entre a abraçadeira e o vedante.

 Essa medida é o S.A.G.

O S.A.G. poderá variar entre os 10% e os 30% do curso total da sua suspensão, conforme o pretendido.

Para percursos curtos e XCO:
Utilize o S.A.G mínimo (até 10%). Por exemplo, se a suspensão tem 100mm de curso total, ajuste a pressão com a bomba para obter o S.A.G. com 10mm. Obtém uma suspensão mais firme com mais pressão.

Para provas longas superiores a 3 horas:
Utilize o S.A.G. até ao máximo de 30% - Por exemplo se a suspensão tem 100mm de curso total ajuste a pressão com a bomba para obter o S.A.G. até 30mm. Assim obtém uma suspensão mais confortável com menos pressão. Atenção que deverá evitar que a suspensão esgote o curso com demasiada facilidade pois isto diminui o seu tempo de vida. Confira regularmente a pressão adequada à  S.A.G. pretendida.

Agora é fazer a afinação, o teste e fazer assim as escolhas acertadas para cada um e para cada tipo de provas ou terrenos.
Mas já sabem, tem de ficar acima de tudo confortável e seguro.     
Francisco Romão  

3 comentários:

  1. A variacao do sag não tem nada a ver com as horas de utilização. E se reparares com atencao as marcas aconselham uma unica medida de sag para cada modelo especifico de acordo com o uso para foram feitas e pensadas.
    A alteracao do sag "original" altera as caracteristicas de funcionamento optimo da suspensão.
    Esta verificacao deveria ser efectuads antes de cada utilização.

    Espero ter ajudado
    Abraço
    Luis

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    1. Olá Luís, muito obrigado pelo teu comentário.
      Em relação á única medida de S.A.G que as marcas aconselham para cada modelo, é verdade, e está bem referido logo na primeira parte do texto. Mas o S.A.G. que a marca aconselha pode não ter para mim ou para a maioria dos utilizadores o efeito desejado, pois é uma medida universal. E foi por isso que escrevi este “post”, para ajudar os utilizadores a ajustarem o S.A.G. personalizado para tirarem o melhor rendimento, quer em provas ou simplesmente passeios. Em relação às horas de utilização, se eu for a uma prova de 1 hora, escolho ir com a suspensão mais firme, pois é mais precisa e a energia aplicada é mais aproveitada, especialmente em subidas. Mas se eu for para uma prova ou passeio longo com 3 ou 4 horas, com a mesma pressão na suspensão como se fosse para uma prova de 1 hora, tenho o mesmo rendimento até á 1ª hora mas com o passar do tempo os braços não vão aguentar provocando desconforto físico e cansaço. Também digo para conferirem regularmente a pressão adequada á S.A.G. pretendida.
      Um grande abraço

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  2. Muito bom, realmente nas especificações da minha suspensão, está uma referencia a maratonas um S.A.G maior, e para provas mais curtas tipo XCO, um S.A.G. mais pequeno, excelente explicação.

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